IgesDF oferece atendimento psicológico aos colaboradores e reforça o cuidado humanizado
Projeto Acolher leva suporte emocional às unidades de saúde e fortalece o bem-estar dos profissionais

Cuidar da saúde mental da população é uma das prioridades do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF). Por meio do Projeto Acolher, uma instituição disponibiliza atendimento psicológico gratuito aos colaboradores, garantindo um suporte essencial para enfrentar os desafios do dia a dia e promovendo a melhoria contínua da gestão e da qualidade de vida no ambiente de trabalho.
A psicóloga Amsha Lima, especialista do projeto, atende semanalmente no Hospital Cidade do Sol (HSol) e em unidades de pronto atendimento (UPAs), oferecendo acolhimento estratégico nos locais onde a solicitação de atendimento é maior e a demanda emocional é mais intensa.
“Atender diretamente nas unidades de saúde faz toda a diferença. Muitas vezes, os colaboradores moram distantes das unidades ou têm duplo vínculo e não têm tempo hábil para buscar ajuda fora do ambiente de trabalho. Estar presente aqui possibilita que eles tenham esse espaço para falar, aumentar a adesão e, inclusive, as trocas entre eles acerca deste e outros serviços, como o atendimento da nutrição também. Assim, podem se fortalecer e encontrar estratégias para entender e lidar com diferentes situações”, explica Amsha.
No HSol, uma psicóloga atende até oito colaboradores todas as terças-feiras, dividindo os atendimentos entre manhã e tarde. O suporte é oferecido para quem solicita o serviço ao Projeto Acolher, através do e-mail: projetoacolher@igesdf.org.br.
A alta demanda reflete a crescente conscientização sobre a importância da saúde mental no ambiente profissional. Nunca se falou tanto em saúde mental como atualmente. O mundo passa por transformações aceleradas, crises sociais e econômicas, as variações perdas e consequentes impactos emocionais causados pela pandemia da Covid-19 também se fazem presentes. Soma-se a isso o estresse do dia a dia, especialmente entre os profissionais da saúde, que convivem com realidades difíceis de muitos pacientes atendidos e sobrecarga constante.
"Estamos vivendo uma era em que os transtornos emocionais são cada vez mais comuns. Ansiedade, estresse, exaustão e depressão estão presentes na rotina de muitos trabalhadores. O mais importante é saber que ninguém precisa enfrentar isso sozinho. Procurar ajuda é um ato de coragem e autocuidado", afirma uma psicóloga.
Para a técnica de enfermagem do HSol e uma das beneficiadas pelo projeto, Eziana Ribeiro da Conceição, a iniciativa do Instituto é fundamental para o bem-estar dos profissionais.
"Esse atendimento é maravilhoso! Nos ajuda a lidar com o estresse, a desabafar e a nos concentrar melhor. Às vezes, só de saber que tenho um horário marcado para a terapia já me sinto mais aliviada. Isso melhorou nossa qualidade de vida e até nosso desempenho no trabalho", destaca Eziana.
A atuação do Projeto Acolher vai além do HSol. A Amsha também atende nas UPAs de Ceilândia 1 e 2 e há psicólogos em outras UPAs assim como no Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), garantindo que mais colaboradores tenham acesso ao suporte emocional.
“Ainda há muitos profissionais que não conhecem o Projeto Acolher. Nosso papel é não apenas oferecer o atendimento, mas também ampliar a divulgação dos serviços para que todos saibam que podem contar com esse suporte. Normalizar o cuidado com a saúde mental é essencial para promover um ambiente mais saudável nas relações de trabalho, isso significa compreensão de nossa condição de humanos, valorização da escuta e subjetividade das pessoas, que apresentam diferentes percepções e experiências e, por vezes, preocupações e dificuldades. Fortalecer a saúde mental pode auxiliar em um ambiente com menos riscos de conflito nas relações interpessoais, melhoria da comunicação entre as pessoas e um ambiente mais produtivo, com bons resultados”, reforça o especialista.
Com essa iniciativa, o IgesDF reafirma seu compromisso com o cuidado humanizado e com quem cuida da população. O Projeto Acolher é mais uma ação que demonstra a preocupação da instituição com a saúde integral dos colaboradores, apoiando que cuidar de quem cuida é essencial para manter a qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população.
COMENTÁRIOS