Iniciativa arrecada roupas de inverno para pessoas em situação de vulnerabilidade e amplia o acesso às doações com nova modalidade de compartilhamento
Por Ivan Trindade
O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) está mobilizando colaboradores, pacientes, acompanhantes e a comunidade para participar da Campanha do Agasalho 2026. Coordenada pela Gerência Geral de Humanização e Experiência do Paciente (GGHEX), por meio do projeto Humanizar, a iniciativa arrecada roupas de frio para pessoas em situação de vulnerabilidade e, neste ano, passa a contar também com o Cabide Solidário nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA).
Até o dia 10 de julho, as doações poderão ser entregues nos pontos de coleta instalados nas unidades administrativas do PO700 e do SIA. A campanha recebe casacos, cobertores, toucas, meias, luvas e outras peças de inverno que estejam limpas e em bom estado de conservação. Todo o material arrecadado será destinado à campanha coordenada pelo Governo do Distrito Federal (GDF).
Para a gerente-geral de Humanização e Experiência do Paciente do IgesDF, Anucha Soares, a iniciativa vai além da arrecadação de roupas e reforça o compromisso da instituição com o cuidado às pessoas.
“Todos os dias trabalhamos para acolher pessoas em momentos delicados de suas vidas. A Campanha do Agasalho nos permite ampliar esse cuidado para além das unidades de saúde, levando conforto, proteção e esperança para quem enfrenta o frio com menos recursos”, destaca.
Cabide Solidário
Como novidade desta edição, a campanha passa a contar com o Cabide Solidário nas UPAs do DF. A partir desta segunda-feira (22), as unidades disponibilizarão um espaço para que roupas e agasalhos em bom estado possam ser deixados e retirados gratuitamente pela população, ampliando o alcance da iniciativa.
A gerente da UPA de Samambaia, Regilane Ferreira, acredita que pequenos gestos podem transformar realidades.
“O Cabide Solidário nasce da ideia de que aquilo que já não tem utilidade para uma pessoa pode representar acolhimento e dignidade para outra. Queremos que esse espaço seja um símbolo de empatia e de cuidado com a comunidade que atendemos diariamente”, afirma.
Uma das organizadoras da ação e integrante do Núcleo de Experiência do Paciente, a analista Cícera Patrícia Rodrigues, ressalta que cada peça doada pode fazer diferença para quem enfrenta o inverno.
“Muitas vezes, um casaco guardado no armário pode ser exatamente o que falta para alguém enfrentar uma noite fria. Nosso convite é para que as pessoas participem dessa corrente do bem e ajudem a aquecer não apenas corpos, mas também corações”, enfatiza.
Como participar
As doações podem ser entregues até 10 de julho nos pontos de coleta instalados no PO700 e no SIA. Quem preferir também poderá participar do Cabide Solidário, disponível nas UPAs, deixando ou retirando peças de inverno em bom estado.


